CPM

O Que É CPM, CPC e CTR? Como Isso Influencia Nos Ganhos?

O Que É CPM, CPC e CTR? Como Isso Influencia Nos Ganhos?

Todas essas siglas (CPM, CPC E CTR) podem parecer estranhas, complexas ou até um mesmo um bicho de 7 cabeças. Porém, quando falamos em monetização, seja de sites adultos ou outro nicho, temos que analisar essas siglas e saber bem o que cada uma significa e influencia nos ganhos. [

Antes de tudo, CPM, CPC e CTR são coisas que servem para medir o desempenho dos anúncios que colocamos em nosso site. Todas as grandes empresas dispõe dessas métricas, seja ela Google Adsense, Exoclic ou Popads.

Como o assunto do site que você criou muito provavelmente é de nicho adulto, nesse artigo levaremos em consideração a Exoclick, ela que será a nossa cobaia.

Mas, o que me levou a escrever esse texto, foi uma pergunta que me foi feita por um seguidor do blog: “O CPM de sites adultos (ainda mais aqui no Brasil), é extremamente baixo, assim como também o CPC. Dessa maneira, como se obter lucro nesse mercado e ainda viver dele??”.

Essa pergunta é muito interessante, e para responder ela, precisamos entender o significado dessas siglas:

  • CPM: O CPM ou CUSTO POR MIL é o que se refere a quantidade de impressões que um anúncio teve. Exemplo: você tem um banner no seu site, o usuário visitou seu site e viu aquele banner. Automaticamente seu banner teve 1 impressão, porque o visitante viu ele, embora não tenha clicado, mas viu. Isso conta como impressão.
  • CPC: CUSTO POR CLIQUE é bastante simples de entender. É o valor que você ganha por cada clique que recebe nos anúncios. É quando o usuário ver o banner e logo em seguida clica nele.
  • CTR: O CTR ou CLICK THROUGH RATE é a quantidade de cliques dividido pela quantidade de impressões. Exemplo: O banner no seu site teve 20 cliques e 100 impressões. Logo, seu CTR é de 20%. O CTR é uma métrica muito importante, e logo no decorrer do artigo, falaremos mais a respeito.

Agora que a gente já sabe o que é CPM, CPC e CTR podemos começar a entender como eles funcionam na prática. Para isso, na imagem abaixo, vamos analisar cada um deles, tendo como exemplo a Exoclick:

Para chegar nessa guia é bem fácil, basta apenas logar no seu painel e ir até estatísticas:

Na imagem acima temos um dos meus sites, o qual utilizo de agregadores de link para gerar tráfego.

Temos muitas informações importantes nessa imagem, e aqui podemos ver o CPM, CTR e CPC de um determinado período.

Como falado anteriormente, CPM e CPC de sites brasileiros são bem baixos se comparados com sites gringos por exemplo. Porém, temos que ter atenção em alguns detalhes para que seja possível gerar uma renda satisfatória mesmo usando sites brasileiros.

Por isso, separei algumas dicas que ajudam na hora de melhorar essas métricas, acompanhe:

Melhorar as impressões (CPM)

Quando a gente fala de CPM, fica óbvio que quando mais impressões você tiver, mais dinheiro você irá ganhar. E isso é verdade, e para isso temos que ter alguns cuidados.

  1. Banners no topo: é importante a gente ter banners no topo do site, pois todos os visitantes que entrarem nele, irão se deparar com o anúncio. Isso irá fazer o CPM do seu site aumentar, pois todos os usuários irão ver esse anúncio. Mas para ter um resultado bacana, é bom não exagerar na quantidade de banners no topo, pois isso acaba se tornando chato para o visitante. Bem como exibir anúncios de acordo com o tamanho da tela do usuário. Se ele está acessando seu site em um celular, então tem que ver banners em tamanho 300×100. Já se for em computador, ele verá em 200×250. Falamos sobre isso em um vídeo grátis sobre monetização que está aqui no site!
  2. Banners na lateral do vídeo: Se o seu site conter vídeos, é bom que no espaço ao lado dele tenha lá os banners 300×250, isso irá aumentar seu CPM.
  3. Nunca usar o mesmo banner em dois espaços diferentes: Exemplo, se o seu template tem espaço para dois banners na lateral do seu site e você quer colocar anúncios ali, é bom usar banners diferentes. Quando você for na exoclick e gerar o código para 1 banner, utilize esse banner em apenas 1 espaço. Para ocupar o outro espaço, gere outro código na exoclick.
  4. Nunca utilizar apenas 1 empresa de monetização: Escolha duas ou mais empresas para colocar anúncios no seu site, como por exemplo exoclick, a-ads e juicyads, mas nunca utilize apenas uma! isso porque várias vezes acontece daquela única empresa que você utiliza, estar com poucos anunciantes, e assim seu CPM irá baixar!
  5. Não colocar banner dentro do player de vídeo! Sabemos que existem alguns plugins de player no mercado que dispõem da função de colocar anúncios dentro dele. Porém, isso não é recomendado, pois irá aumentar(e muito) o CTR.

Melhorar o CTR

O CTR tem impacto direto sobre o valor do clique (CPC)! Quanto mais alto for o seu CTR, mas barato será o CPC e assim sua renda será muito pequena. Isso acontece porque a empresa de anúncios, entende que se um banner teve um CTR muito alto (exemplo 10%), é porque ele está colocado em lugar irregular.

Lugares irregulares são aqueles onde o clique do visitante tem chances de acontecer sem querer! exemplo: um banner dentro de um player de vídeo com um “X” muito pequeno para fechar o anúncio. Tenho certeza que já aconteceu com muita gente. Você vai fechar o anúncio, mas o “X” é tão pequeno, que você acaba dando o clique na propaganda.

Essa prática ao invés de fazer o dono do site ganhar muito dinheiro, acaba fazendo ao contrário! Por isso, sempre evitar de colocar banners em lugares irregulares.

Melhorar o CPC

O custo por clique está diretamente ligado ao CTR, então se você quer ter um CPC bacana, basta seguir as dicas mostradas acima. Resumindo, se você tiver muitas impressões e poucos cliques, o valor do clique será maior e você ganhará mais.

Qualidade do tráfego

Se você seguir tudo o que foi mostrado no decorrer desse texto, com certeza os seus ganhos irão mudar e você sentirá a diferença. Porém, existe outra coisa muito importante que cabe a nós donos de sites prestarmos atenção.

A qualidade do tráfego. Temos que entender a diferença entre tráfego bom, e tráfego não tão bacana.

Aqui no site eu mostro uma maneira grátis de se conseguir muito tráfego, que é através de agregadores de links. Esse tráfego consegue sim gerar uma renda bacana para você, mas não é a melhor forma de todas.

Isso porque os visitantes que vem de agregadores de link, já visitaram outros sites antes do seu. E assim, muito provavelmente ele já viu a propaganda que está no seu site, em outro site e assim você terá um CPM mais baixo.

Exemplo: o visitante entrou no site do Joãozinho que é monetizado com exoclick. No site do Joãozinho, ele acabou vendo um banner. Logo em seguida saiu de lá, entrou no agregador e do agregador foi para o seu site.

Entrando no seu site, que também é monetizado com exoclick, o visitante acabou vendo o mesmo banner que tinha no site do Joãozinho, no seu! Dessa maneira, o CPM do seu site para aquele visitante vai ser baixo, porque o anúncio que ele viu no seu site, ele já viu em outro site antes!

Isso define a qualidade do seu tráfego. Se as pessoas que estão no seu site, já viram os anúncios em outros, então seu CPM será mais baixo.

Outra coisa que vai definir a qualidade do seu tráfego é a quantidade de bots. Aqui a gente tem que evitar fazer o uso de ferramentas que prometem te dar tráfego grátis. Isso porque tudo o que elas fazem é enviar robôs para seu site, e isso não é nada bom! as empresas de anúncios chagam a banir usuários que se utilizam dessa prática.

Mas, se você quer ter um tráfego bom e que gere uma boa renda, a dica é investir em tráfego orgânico. Esse é o tipo de tráfego que vem dos mecanismos de busca, como Google e Bing. As empresas de anúncios pagam melhor para sites que tem essa fonte de tráfego!

Caso você queira saber mais sobre tráfego orgânico e SEO para sites adultos, basta mandar uma mensagem pra mim pelo Whatsapp ou email.

Hospedagem Compartilhada Ou Dedicada? Entenda

Leia também:

Template Para Site Pornô | Temas Para Usar Em 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *